Freios - Auto Center Atilio

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Freios

Serviços
Os freios a tambor funcionam a partir do mesmo princípio do freio a disco: As sapatas (português brasileiro) ou os calços (português europeu) impulsionadas/os pelos êmbolos do cilindro de roda exercem pressão sobre uma superfície giratória, que no caso é o tambor propriamente dito. Muitos carros têm freios a tambor nas rodas traseiras e a disco nas dianteiras. Os freios a tambor têm mais peças e são mais difíceis de serem reparados do que os freios a disco, porém, têm a fabricação relativamente mais barata. Quando a pessoa pisa no pedal do freio, as sapatas de freio (português brasileiro) ou os calços de travão (português europeu) são empurradas/os contra o tambor. Isto permite a frenagem/travagem do veículo. Em geral, a eficiência de frenagem/travagem do sistema varia entre 15 a 30%.
Alguns modelos utilizam o sistema freio de estacionamento ou popularmente conhecido como freio de mão (português brasileiro) ou travão de mão (português europeu) .
O freio a disco (português brasileiro) ou travão de disco (português europeu) é uma máquina de conversão de energia cinética em calor por meio da fricção. Sua eficiência é medida pela sua capacidade de dissipar o calor gerado. Um freio a disco, feito geralmente de ferro fundido ou compostos cerâmicos (como carbono, kevlar e sílica), é conectado à roda ou ao eixo. Para parar a roda, um material de fricção na forma de pastilhas de freio (montadas em um dispositivo chamado pinça) é forçado mecanicamente, hidraulicamente, pneumaticamente ou eletromagneticamente contra os dois lados do disco. A fricção faz com que o disco e a roda fixada a ele desacelerem ou parem.
o sistema de freios depende da pressao que o motorista exerce sobre o disco ,como consequência disso ,alguns motoristas em caso de frenegem brusca podem causar acidentes de percurso.
O freio ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal